Quem somos
Coletivo de Intelectuais Negras e Negros
Desde junho de 2020, o Coletivo Intelectuais Negras e Negros, organizado de forma livre e horizontal, agrega professores e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, com atuação em diferentes espaços institucionais, envolvidos com a luta antirracista e a valorização da cultura afro e afro brasileira nas suas mais variadas formas e manifestações. Até o momento, redigimos um Manifesto em Defesa da Fundação Cultural Palmares – fundação pública federal – denunciando os atos racistas e contrários aos objetivos da fundação do atual diretor a partir do qual fizemos uma representação no Ministério Público. O Manifesto em inglês obteve mais de 800 assinaturas e em português, foram mais de 2200. No período, produzimos também nosso primeiro documentário – Vozes Negras por Palmares -, com personalidades históricas da educação e da pesquisa, reafirmando que os Movimentos Negros brasileiros permanecem em luta.
Fazem parte de nossos projetos futuros próximos a organização de uma Marcha Virtual ao Quilombo de Palmares/Subida virtual da Serra da Barriga – Cidade União de Palmares/AL e o lançamento de mais um documentário.
O primeiro filme – que já teve mais de 1700 visualizações em um dos canais de divulgação – teve como eixo o princípio “Consciência Histórica e Política da Diversidade Étnico-racial”. O próximo filme terá como eixo central o princípio “Fortalecimento de identidades e de Direitos”. Esses dois princípios organizadores dos documentários encontram-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. Alinhado com esse princípio, nossa intenção é reunirmos ativistas históricos com os mais jovens que aprenderam com esses e construíram caminhos próprios.
Membros
Coletivo de intelectuais Negros e Negras
Monica Abrantes Galindo
UNESP - São José do Rio Preto
Maria Valéria Barbosa
Unesp de Marília
Carlos Benedito
NEAB-UFMA
Euza Raquel de Sousa
IFRN - Campus Mossoró
Sales Augusto dos Santos
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) da Universidade de Brasília (UnB).
Diléia Aparecida Martins
Universidade Federal de São Carlos
Abrahão de Oliveira Santos
UFF
João Batista de Jesus Felix
Universidade Federal do Tocantins
Zezito Araújo
Secretaria de Educação do Estado de Alagoas - Seduc-Al
Ciani Sueli das Neves
Grupo de Pesquisa Asa Branca de Criminologia
Amauri Mendes Pereira
DTPE-IE-PPGEDUC-UFRRJ
Álvaro Roberto Pires
UFMA
IRANEIDE SOARES DA SILVA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PÍAUI - UESPI
Rosana Monteiro
UFSCAR - Sorocaba
Valter Silvério
UFSCar
Rosangela Malachias
UERJ-FEBF
Marcelo Barbosa
UFF
Cloris Porto Torquato
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Cidinalva S. C. Neris
Universidade Federal do Maranhão
Antonio Carlos Billy Malachias
Centro de Estudos Periféricos - UNIFESP
Kátia Regis
Docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)