Curso de Formação

Criança(s), infância(s) e relações Étnico-Raciais

Faça sua inscrição ao lado

Nenhum post encontrado!

Curso de formação

Após sua inscrição você receberá o acesso ao drive no qual será disponibilizado um conjunto de textos de apoio para cada uma das aulas. Os cursistas terão um certificado de 30h

Faça sua inscrição!

Sobre

Este curso de formação visa oferecer a profissionais da educação, em especial da educação infantil, bem como pessoas interessadas em formação inicial e continuada, elementos para a compreensão histórica, conceitual e política dos debates sobre criança(s), infância(s) e relações étnico-raciais.

Metodologicamente, o curso será totalmente online com atividades síncronas e assíncronas.  É estruturado em encontros temáticos que propõem uma discussão sobre a dimensão histórica da infância (s) e dos estudos sociais da infância, tendo como centralidade a criança negra. Tratará ainda da educação das relações étnico-raciais do campo normativo à formulação e execução de políticas públicas nesta temática

Abordará as pesquisas contemporâneas sobre a criança(s) e infância(s). Ao final, pretende-se que as pessoas consigam identificar as problemáticas contemporâneas que perpassam a criança (s), infância (s),  em especial das crianças negras.

Estrutura

As aulas síncronas serão acessadas via Youtube a partir da 19h. O link será enviado para o cursista logo após a inscrição. As duvidas e comentários a respeito da aula deverão ser feitas via Chat. Os mediadores do CDINN farão uma seleção e agrupamento das questões para que sejam respondidas pelas professoras até as 21h30.

CDINN

Objetivos

Aprofundar

Aprofundar conceitos teóricos do campo da Educação Infantil, da (s) Infância (s) e da educação das relações étnico-raciais

Aproximar

Aproximar as abordagens teóricas do campo em relação à prática pedagógica no contexto da pandemia e pós pandemia

Favorecer

Favorecer o trânsito e o diálogo entre universidade e comunidade escolar. De maneira consciente.

Provocar

Provocar discussões e reflexões que contribuam com uma educação das relações étnico-raciais desde a infância.

Facilitar

Realizar interface entre aspectos teóricos e práticos dos campos da relações étnico-raciais e da sociologia da infância, bem como da educação infantil;

Profa. Dra. Tatiane Cosentino Rodrigues
UFSCar
Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos
UFSCar
Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz
UFSCar
Profa. Dra. Míghian Danae Ferreira Nunes
UNILAB