Curso de Formação
Criança(s), infância(s) e relações Étnico-Raciais
Faça sua inscrição ao lado
Nenhum post encontrado!
Após sua inscrição você receberá o acesso ao drive no qual será disponibilizado um conjunto de textos de apoio para cada uma das aulas. Os cursistas terão um certificado de 30h
Faça sua inscrição!
Sobre
Metodologicamente, o curso será totalmente online com atividades síncronas e assíncronas. É estruturado em encontros temáticos que propõem uma discussão sobre a dimensão histórica da infância (s) e dos estudos sociais da infância, tendo como centralidade a criança negra. Tratará ainda da educação das relações étnico-raciais do campo normativo à formulação e execução de políticas públicas nesta temática
Abordará as pesquisas contemporâneas sobre a criança(s) e infância(s). Ao final, pretende-se que as pessoas consigam identificar as problemáticas contemporâneas que perpassam a criança (s), infância (s), em especial das crianças negras.
Estrutura
As aulas síncronas serão acessadas via Youtube a partir da 19h. O link será enviado para o cursista logo após a inscrição. As duvidas e comentários a respeito da aula deverão ser feitas via Chat. Os mediadores do CDINN farão uma seleção e agrupamento das questões para que sejam respondidas pelas professoras até as 21h30.
- 06.04 - Encontro 1. História da infância e a infância negra e o campo dos estudos sociais da infância
- 13.04 - Encontro 2. Educação e relações étnico-raciais na educação infantil: o campo normativo e as políticas públicas
- 20.04 - Encontro 3. Práticas pedagógicas e educação das relações étnico-raciais
- 27.04 - Encontro 4. As pesquisas sobre educação e relações étnico-raciais na educação infantil e infância
- 04.05 - Encontro 5. Práticas pedagógicas das professoras de educação infantil e educação das relações étnico-raciais e Encerramento
Objetivos
Aprofundar
Aprofundar conceitos teóricos do campo da Educação Infantil, da (s) Infância (s) e da educação das relações étnico-raciais
Aproximar
Aproximar as abordagens teóricas do campo em relação à prática pedagógica no contexto da pandemia e pós pandemia
Favorecer
Favorecer o trânsito e o diálogo entre universidade e comunidade escolar. De maneira consciente.
Provocar
Provocar discussões e reflexões que contribuam com uma educação das relações étnico-raciais desde a infância.
Facilitar
Realizar interface entre aspectos teóricos e práticos dos campos da relações étnico-raciais e da sociologia da infância, bem como da educação infantil;